Mostrando postagens com marcador verdade. Mostrar todas as postagens
    Mostrando postagens com marcador verdade. Mostrar todas as postagens

    sexta-feira, 15 de abril de 2011

    19º Dia do Jejum de Daniel pelo Derramamento do Espírito Santo


    Meditação para o 19º Dia:
    Respondeu Jesus: em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.João 3.5
    Entendimento:
    Jesus não precisaria dizer: em verdade, já que Sua Palavra é sempre verdadeira. Mas, Ele o disse duas vezes para enfatizar uma revelação inédita: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água (a Palavra) e do Espírito Santo.Ou seja, para ser filho de Deus é necessário nascer do Espírito de Deus.
    Aqui, não se trata de batismo com o Espírito Santo, mas, uma experiência pessoal entre o ser humano e Deus.
    O Espírito Santo convence do pecado;
    O pecador reconhece que sua alma está eternamente perdida e, então, clama desesperado pelo perdão;
    Daí, o Espírito Santo aponta o Único que pode salvá-lo: Jesus.
    Finalmente, ele se rende ao Senhor Jesus de forma sincera e incondicional. Então, o Espírito de Deus o faz nascer de novo.

    segunda-feira, 11 de abril de 2011

    Quem tem ouvidos?

    Ás vezes, impressiona-nos o fato de que, ao conversarmos com uma pessoa que já é antiga na igreja, parecer que a mesma está chegando agora.

    Embora já tenha participado de muitas reuniões e ouvido diversas mensagens, a impressão que se tem é que a pessoa nada entendeu. E mesmo tendo um acompanhamento pastoral, recebendo individualmente as orientações que antes foram passadas de forma coletiva, ainda assim se constata que não há progresso.

    A respeito disso o Senhor Jesus falou: "De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.

    Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem.
    Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram." (Mt 13:14-17)
    O que entendemos neste texto é que não basta a pessoa ouvir a Palavra de Deus, é necessário que ela receba a revelação do Espírito Santo para que compreenda. O texto explica também a razão pela qual não lhes é aberto o entendimento -"...de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos"...

    Ouvir de mau grado é não se agradar do que se ouve. É não aceitar e se contrapor em pensamento. O Espírito Santo conhece o coração de cada um de nós e sabe distinguir aqueles que ouvem com humildade, dos que não aceitam a Palavra dEle.

    Temos na passagem do jovem rico um exemplo claro disso. Ele conhecia bem as escrituras. Quando Jesus disse que para ser salvo deveria obedecer os mandamentos, ele alegou que vinha obedecendo por toda a vida.

    Como Jesus conhecia-lhe o coração e sabia que o mesmo amava mais o dinheiro do que a Deus, foi direto ao assunto, pôs o dedo na ferida: "Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
    Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades". (Mt 19:21-22)
    Veja que Jesus não insistiu com o rico; não o chamou para tentar explicar melhor. O problema do jovem não era ser rico. De maneira alguma! Ter dinheiro não é pecado! Se fosse, Deus não prometeria prosperidade em tantas passagens; tampouco, tornaria ricos tantos dos seus servos como Abraão, Isaque, Jacó, Davi, etc...Aquele jovem era como aqueles que hoje em dia vem à igreja, mas querem ouvir apenas o que lhes agrada. Estes, quando ouvem algo que contraria o que querem, não aceitam e logo se encostam em outros para criticar o pastor.

    A verdade é que a revelação de Deus é para os que são humildes. Pessoas que mesmo estando erradas vem à Deus com o desejo de mudar, dispostas a pagar o preço da salvação. Para essas, os ensinamentos são preciosos como o ouro depurado e se agradam do que ouvem, ainda que, isso seja contrário ao que a carne delas deseja.
    Por isso são tocadas por Deus e recebem a revelação do Espirito Santo. "Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele." (Lc 18:17)
    Diante disso, não nos surpreende que, mesmo em dias que estamos vivendo uma campanha ímpar na igreja, como essa do Espirito Santo, poucos tirem proveito de tal propósito, estreitando o relacionamento com Deus. É inevitável que, mesmo depois de tudo isso, tenhamos aqueles que continuarão com a velha vida. Infelizmente, é previsível que no dia 17, pessoas passem pelo altar de qualquer maneira e ao invés de colocarem o Espirito Santo acima de tudo, venham desprezá-lo. Por outro lado, sabemos que aos revelados,
    haverá motivo de júbilo. São bem-aventurados!

    quinta-feira, 24 de março de 2011

    A Verdadeira Adoração


     "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores." (Mc 4:23)
    Entendemos no texto acima, que Deus procura adoradores verdadeiros. Se existem os verdadeiros é porque existem também os falsos. Mas afinal, quem é quem? Quais são as características que diferenciam um do outro?

    Sem dúvida, à luz desse versículo, podemos encontrar a resposta para tais perguntas. Foquemos então, no trecho do versículo, que apresenta as características da verdadeira adoração: "em espírito e em verdade". Adorar em espírito é estar ligado à Deus em pensamento, uma vez que espírito se refere a intelecto. Sendo assim, é algo que podemos fazer vinte quatro horas por dia, em qualquer lugar e sem que precisemos necessariamente dizer palavra alguma. Entendemos que, o que Deus quer, é que em todo tempo a nossa mente esteja ocupada com a vontade dEle.

    Adorar em verdade também tem a ver com isso. Lembremos do que Jesus falou aos Fariseus: " Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens." (Mt 15:7- 9)

    A religiosidade faz com que as pessoas adorem apenas com a boca, mas a conduta das mesmas evidencia que as palavras que proferem diante de Deus não são verdadeiras, uma vez que não são confirmadas por atitudes que mostrem que Ele está acima de tudo na vida delas.

    A Bíblia está repleta de exemplos de verdadeiros adoradores. Podemos citar aqui Abraão, Noé, Jó, Daniel e tantos outros que andaram com Deus. Todos esses homens marcaram a história com atitudes que demonstraram que Deus estava acima de tudo na vida deles, ou seja, provaram que o que diziam para Ele era verdade. E mais importante do que o que fizeram é o que foram! Homens de caráter justo, retos, que se desviavam do mal e lembravam o Criador pela forma que se conduziam.

    E hoje em dia, qual é o conceito que a maioria das pessoas tem de louvor e adoração? Infelizmente, para a maioria, essas palavras estão ligadas a músicas e repetitivas palavras de amor dirigidas a Deus. Não que isso seja errado. De maneira nenhuma! Mas torna-se vão se não houver uma vida de obediência irrestrita à Ele.

    Vejamos o exemplo de Abraão, que só teve a fé aprovada quando obedeceu a ponto de se dispor a abrir mão daquilo que ele mais amava: "Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho." (Gn 22:12)
     Abraão não precisou cantar nenhuma música ou mesmo ficar por horas dizendo "eu te amo". Com uma atitude de obediência ele demonstrou a importância que Deus tinha para ele.

    Tudo isso faz-nos entender porque razão há pessoas que estão há tanto tempo louvando, cantando e buscando mas não conseguem receber o Espírito Santo. A verdade é que o que atrai o Espirito Santo não é o louvor das músicas ou palavras, mas o sacrifício da vida no altar.

    terça-feira, 22 de março de 2011

    Os Dois Batismos


    Por vezes, ao atendermos os que buscam orientação espiritual, nos deparamos com
    pessoas que confundem o batismo nas águas com o batismo com o Espírito Santo.

    Lembro-me de uma senhora, que quando perguntei se ela havia sido batizada pelo
    Espírito Santo, na mesma hora ela respondeu que sim e apontou para o batistério da igreja,
    alegando que tinha sido ali o lugar que havia sido selada.

    É bem verdade que nada impede que alguém receba o Espírito Santo quando estiver
    passando pelas águas. Mas no caso dela havia um engano!

    Ela achava que os dois batismos eram a mesma coisa.
    Na verdade são diferentes e também tem objetivos distintos!

    O batismo nas águas visa apagar o passado:
    "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos
    batizados na sua morte?

    Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi
    ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em
    novidade de vida". (Rm 6:3-4)

    Esse batismo, que teve inicio com João Batista é o batismo de arrependimento.

    Quando alguém reconhece a sua condição de pecador e que precisa do perdão do
    Senhor Jesus, desce então às águas, com o objetivo de ficar limpo de todos os erros
    que cometeu no tempo da sua ignorância.

    Ao sair das águas o coração do batizado se torna como o de uma criança.

    Não há nele pecado algum, pois todo o passado ficou afogado nas águas batismais.

    Mas e o futuro deste? Como fazer para não cair nos mesmos erros?

    É justamente aí que entra a necessidade do batismo com o Espírito Santo!

    Se o batismo nas águas resolve o passado, o do Espírito Santo trata do futuro!
    Imaginemos alguém que viveu uma vida completamente contrária aos preceitos
    divinos, saiu do batistério e em seguida faleceu.

    Certamente ela estará salva! Morreu com o coração limpo!
    Como isso quase nunca acontece, é necessário que aquele que sepultou o passado,
    passe agora a dar manutenção à vida espiritual.

    Mais difícil do que alcançar a certeza da salvação é mantê-la por toda a vida ;e o Mal,
    que luta contra Deus pela alma humana, certamente fará de tudo para desviar o cristão
    do caminho da salvação.

    Quando a pessoa se entrega a Deus por completo, Ele então coloca sobre ela o selo que
    a identifica como propriedade dEle. A partir daí o Espírito Santo passa a agir no interior dela,
    dando a direção certa para que a mesma conheça a vontade do Criador para todos os
    momentos de sua vida, como está escrito:

    "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre
    convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem
    o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós."(Jo 14:16-17)

    Aquele que recebe o Espírito Santo passa a ter um auxiliador na luta pela salvação.
    É claro que isso não significa que será fácil. Absolutamente!

    O Espírito Santo se limita a instruir, cabe à pessoa seguir a direção que Ele dá.

    Diante disso, a conclusão que chegamos é a seguinte: Se para o que tem esse batismo
    a salvação não é uma conquista fácil, imagine para aquele que não o tem.

    Isso mostra que aqueles que ainda não receberam esse selo, tem motivos de sobra
    para desejá-lo. Principalmente se desejam a salvação acima de tudo!

    quarta-feira, 16 de março de 2011

    Quem vai entra no Céu?

    "Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar"


    1) Os que crêem no Pai e no Senhor Jesus:

    “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.” João 14.2

    “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Marcos 16.16

    2) Os caridosos:

    “Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.” Mateus 25.45,46

    3) Os que padecem com Cristo:

    “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” Romanos 8.17

    “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” 2 Coríntios 5.1

    4) Os que se ajuntam com o Senhor:

    “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.” 1 Coríntios 6.17

    5) Os que não rejeitam ao que fala:

    “Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte,” Hebreus 12.25

    6) Os que escaparem da Grande Tribulação:

    “Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro,” Apocalipse 7.14
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...