Mostrando postagens com marcador Relacionamento. Mostrar todas as postagens
    Mostrando postagens com marcador Relacionamento. Mostrar todas as postagens

    segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

    Amar alguém que não te quer mais

    O tempo de tristeza depois de uma separação dura, dependendo da pessoa, de 2 meses até 1 ano

    Não é todo relacionamento que chega à fase do altar, filhos e viagens. Muitos deles terminam mesmo após anos de namoro,. Quando isso acontece, é difícil se acostumar à rotina, encarar que a vida mudou, os hábitos que não serão mais os mesmo e, principalmente, a consciência de que a pessoa amada não estará mais ao seu lado.
    “Há pessoas que não conseguem se desligar rapidamente da situação e começam a se torturar, pensando o que poderia ter feito de diferente, se culpando. Em muitos casos, há até quem consiga se desligar, achando que o outro vai voltar. Enfim, é dura a realidade, mas, perder um amor, seja por qual motivo for, faz parte da vida de todos”, comenta a psicóloga Cristiane Pires Zambinette.
    Segundo a especialista, o tempo de tristeza de uma pessoa dura de 2 meses a 1 ano. Depende muito do tempo de envolvimento e de quem está sofrendo. “Por mais que seja doloroso, a pessoa tem que perceber que a vida segue em frente e o mundo não vai parar por conta deste episódio. Então, faça de tudo para melhorar, seguir em frente e ser feliz”.
    Reativar a vida social, rever os amigos, limpar o guarda-roupa e se arrumar faz parte dos primeiros passos para que você consiga se reerguer após o fim de um relacionamento. “Por mais que não haja ânimo, é preciso. Pinte a unha, mude o visual, a cor do cabelo. A autoestima é fundamental em um momento difícil”, alerta Cristiane.
    Um novo momento
    Foi exatamente assim que pensou a dançarina Eduarda Vesti de Carvalho. “Quando percebi que ninguém é mais responsável pela minha felicidade do que eu mesma, levantei, me arrumei e fui passear. Me diverti sozinha e, principalmente, me conheci e percebi que sou capaz de enfrentar desafios”.
    De acordo com a psicóloga, um erro comum da maioria das pessoas é achar que um relacionamento será igual ao outro. “Ninguém é igual. As pessoas podem ter atitudes parecidas, mas isso não é motivo para haver medo de se relacionar. Nunca faça comparações. Se dê a chance de ser feliz”.

    segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

    12 Razões para esperar até o casamento


    Para quem está habituado aos apelos sexistas do nosso tempo, é difícil compreender as razões porque esperamos pelo casamento. Não é algo que faça parte da realidade vivida pelos jovens de hoje. Quando falamos sobre esta decisão com nossos colegas de classe ou de trabalho, a reação é no mínimo de estranheza.
    Porém entendo que esperar, além de ser um ato de obediência é também uma escolha. Aparentemente pode não parecer muito confortável, entretanto as conseqüências são eternas.
    Pensando nisso, seguem 12 simples razões para o motivo de espera.

    01. Porque eu quero, e quero muito.

    Quem disse que é fácil passar pelas tentações? Porém tenho plena consciência das minhas escolhas e faço vivência delas, assim como de suas consequências. Por isso EU QUERO e escolho esperar até o casamento.
    “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz… (2Tm 2:22)

    02. Para deixar de ser o centro da própria vida

    Deixar Deus dominar minha vida, como o dono de tudo que tenho e sou. “Também o coração dos homens está cheio de maldade, nele há desvarios enquanto vivem.” (Eclesiastes 9:3)

    03. Não desonrar a Deus

    Imagino o profundo arrependimento de saber que desonrei meu Deus e a outra pessoa… sabendo que cedi à tentação da carne e que banalizei uma coisa tão perfeita que Deus fez pra mim. Tomo as palavras de José ao ser tentado: “Como poderia eu cometer uma tamanha maldade e pecar contra Deus?”

    04. Ser e fazer a diferença nesta sociedade que prega sexo como profano e momentâneo.

    Fazemos parte de uma geração descomprometida. Tornou-se comum obter benefícios de forma imediata e desprezar as responsabilidades. Porém a orientação bíblica é que “…vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo. “ (FL. 2:15)

    05. Para oferecer ao meu esposo (a) uma das maiores demonstrações de amor

    Viver a imensa alegria do sexo e poder dividir isso com quem vou passar o resto da minha vida
    A Bíblia não fala em tornar-se UM a toa. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gn 2:24) Tem coisa melhor do que ser UMA SÓ CARNE com a pessoa que você passará o resto dos seus dias? “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro…” Hb. 13.4

    06. Para rever suas prioridades

    A prioridade é estudar, viajar? Se minha prioridade não é casar, porque ter uma vida marital com meu namorado? “Para tudo há uma ocasião certa. Há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” Ec. 3.1

    07. Para tomar mais cuidado comigo mesmo

    Gasta-se milhões em conscientização das doenças sexualmente transmissíveis e incentivando o uso da camisinha. Ao mesmo tempo, cresce o número de jovens infectados com DSTs ou enfrentando uma gravidez inesperada. Portanto, o melhor método de prevenção é a ausência do sexo. Isso é lógico! Se eu não tenho relações com pessoas diversas, não corro o risco de pegar doença sexualmente transmissível. Esperar ainda é o melhor método! “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. O Senhor Deus castigará todas essas práticas. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” I Ts 4.3-5;7

    08. Filhos no tempo certo

    Ter filhos no século XXI não é fácil, ainda mais um filho fora do casamento, onde estarei despreparada, trancar a faculdade, sair do emprego, etc.

    09. Para respeitar e obedecer meus pais

    Não me sentiria confortável contando que fui no motel com meu namorado diante do meu pai. Não me sentiria à vontade sabendo que meus pais estão preocupados que eu possa engravidar ou pegar uma doença.
    Dentro do casamento as coisas mudam.

    10. Para aprender que as coisas são como são, nem tudo é perfeito. E tudo bem!

    As meninas foram criadas com a promessa que o príncipe encantado chegaria com o cavalo branco resgatando das aflições existentes. Bem, sabemos que a realidade é bem diferente. Enfrentar a realidade como é, sem buscar satisfação de uma ausência de carinho em vários relacionamentos, além de sábio, é prudente.

    11. Para passar pela experiência da Lua-de-mel

    Lua de mel deixou de ser “o grande momento” da vida do casal, passou ser um tempo de viajem e não de descoberta no mundo moderno. Eu optando por ESPERAR, a lua de mel torna a ter o verdadeiro sentido, a emoção e a descoberta. Eu quero muito isso!

    12. Para testemunhar

    Viver Jesus no dia de hoje é fundamental para uma vida cristã saudável pautada na Bíblia. Ter um casamento abençoado testemunhando a santidade durante o namoro para os filhos é o verdadeiro exemplo vivido.
    Por: Amanda.

    terça-feira, 15 de novembro de 2011

    Como saber se alguém gosta de você?


    O ideal seria que a outra pessoa se manifestasse, mas algumas expressões são capazes de deixar evidências


    Ligação inesperada para papear ou convidar para algum compromisso, sorriso discreto e olhares disfarçados são algumas atitudes que demonstram que algo está se modificando na vida de duas pessoas que não se conheciam ou eram apenas bons amigos. É bem possível que eles se tornem um casal.
    “O modo mais fácil de saber se alguém gosta de você é perguntando, mas, considerado que nem todos conseguem ser tão diretos, e nem mesmo ficar à vontade para isso, a melhor forma é perceber algumas expressões que são capazes de demonstrar o que está rolando”, comenta a psicóloga Regiane Montretti.
    Segundo a profissional, muitas pessoas não se manifestam, até por isso pesquisas apontam que o relacionamento a dois exige uma tarefa mútua de conquista, carinho, companheirismo e pequenos gestos e detalhes que agradem o companheiro, para que o outro sinta-se ainda mais seguro.
    “Quando uma pessoa está gostando de outra, ela demonstra o interesse de alguma forma, nem que seja de modo sutil ou o mais singelo que pareça, como um abraço bem apertado. Ela quer falar, mas quer principalmente ouvir e ajudar. Pergunta do dia a dia, faz comentários de algo que você gosta ou citou em outra oportunidade. Enfim, mostra atenção em tudo”, alerta Regiane.
    Para a psicóloga, não há momento que não seja indicado, nem hora e empecilhos para que ambos possam se encontrar. Sempre tem um jeitinho e modo, nem que seja por pouco tempo. O parceiro nunca desaparece sem dar explicações, ele se preocupa em se justificar verdadeiramente. Ele olha nos olhos e fala com o coração.
    De forma natural
    “Recentemente, fui surpreendida por um rapaz, que me questionou se eu tinha a intenção de constituir algo sério com ele, pois não demonstrava nenhum indicio ou espaço para que pudesse se aproximar mais e fazer parte da minha vida. Foi quando resolvi me render aos encantos dele. Estamos namorando”, conta a assistente contábil Juliana Saporvik.  
    Se o parceiro estiver interessado em um compromisso sério, ele vai demonstrar. “Caso isso não aconteça, valorize-se, cuide de você, não fique pedindo pelo amor de ninguém. Um relacionamento saudável acontece naturalmente”, finaliza Montretti.

    quarta-feira, 19 de outubro de 2011

    Qual a idade certa para começar a se relacionar?


    Você deixaria sua filha menor de idade ir morar com o namorado? Faria isso tranquilamente? Pois bem, no final de julho, o caso de Flávia Anay de Lima, de 16 anos, que caiu do 15º andar do prédio onde morava com o namorado, o jogador de futebol Rafael Silva, de 20 anos, ganhou o noticiário. O relacionamento dos dois começou quando a adolescente tinha apenas 12 anos de idade, e eles foram morar juntos, com a permissão dos pais da garota, quando ela estava com 15. Inicialmente, a morte de Flávia foi registrada como suicídio, mas a hipótese de que ela tenha sido jogada do prédio por Rafael não está descartada. O casal teve uma briga violenta antes da morte da menina.
    “A cada dia nos deparamos com mais casos de meninas que começam a namorar ainda quando deveriam brincar com as amiguinhas. Se os pais têm que enfrentar uma situação assim tão cedo, é preciso que fiquem de olho e não aceitem muitas liberdades que o casal quer adquirir. Morar junto, por exemplo, é complicado até quando se tem muita experiência de vida”, alerta a psicóloga Andréia Medeiros Munhoz.
    Segundo a profissional, não existe uma idade certa para começar a namorar e manter um relacionamento firme. Porém, ainda com 16 ou 17 anos é muito cedo. Além disso, é preciso existir o discernimento dos pais para saber impor os limites necessários quando a criança ou adolescente ainda não tem a personalidade formada.
    Conselho aos pais
    De acordo com Andréia, por mais que os filhos já tenham uma mentalidade formada e até maturidade para namorar, os pais devem ficar de olho no comportamento dos dois, nos olhares entre eles, na família do outro. Quando algo não vai bem, os indícios mostram e não há como fechar os olhos para alguma situação perigosa.
    “Fique sempre próximo do seu filho, dê liberdade para que ele seja sincero e confie em seus conselhos. Ser rude demais ou ignorante só faz com que o jovem tenha medo das atitudes dos pais”, finaliza a psicóloga.
    Com informações do Arca Universal 

    quinta-feira, 22 de setembro de 2011

    Companheirismo no relacionamento a dois


    De que adianta ficar ao lado se não for para estar junto em todos os momentos?


    Você é realmente companheiro do seu amado ou da sua amada? “Estar ao lado é fácil, o mais difícil é permanecer junto e presente em qualquer momento e circunstância. Isso porque, atualmente, vivemos em um mundo em que o individualismo prevalece”, comenta a psicóloga Adriana Lopes Panegni.
    Segundo ela, para ser companheiro de alguém não basta apenas estar presente, mas, estar junto. “Saber ouvir e entender a hora certa de falar, compreender e compartilhar as situações diversas do cotidiano e da vida é fundamental”. Além disso, ela destaca que não querer dominar a outra pessoa é aceitar e respeitar as diferenças.
    “Hoje em dia, a palavra ‘companheiro’ até parece ser ultrapassada. Antigamente, as pessoas se referiam ao parceiro chamando-o dessa forma. Para obter um relacionamento sólido é preciso fazer com que o companheirismo torne-se um dos pilares da união, assim como necessitamos da presença do amor. A pessoa tem que se sentir segura e acolhida”, alerta Adriana.
    Para a psicóloga Liliane Cavaliri, quando se é companheiro verdadeiramente do parceiro é possível compreender o que pode ser feito, em qualquer momento, para agradá-lo e fazer com que a pessoa se sinta alguém melhor. Além disso, é preciso estar disposto a compreender o outro.
    Uma história jovem
    “Ser companheiro não é estar presente somente de corpo, mas saber entender o que o outro precisa, mesmo quando o outro nada pede. É saber interpretar um olhar, um silêncio, o tom de voz ou qualquer outro jeito. É acompanhar, acrescentar, ensinar e aprender, a cada dia, sempre”, comenta a jornalista Mayra Monteiro, de 27 anos, noiva há 1 ano e 4 meses do gerente administrativo Luiz Alves, de 30 anos (os dois na foto ao lado).
    Segundo Mayra, para ser melhor a cada dia no relacionamento e mantê-lo feliz e com bases firmes, ela procura não ser sempre a mesma. “Quero surpreender, seja com uma ligação no meio da madrugada ou uma mensagem de amor ao longo do dia”, sorri.
    Para Luiz, companheirismo é ser amigo, sincero – doa a quem doer –, cúmplice. “É saber ceder, ser fiel, gostar de estar junto nas horas boas e difíceis, saber ouvir tanto o sim quanto o não. Para ser o melhor a cada dia não podemos nos acomodar, achando que o que se conquistou já é nosso e ninguém mais tira de você. Pelo contrário, conquistar uma vez é muito fácil, o complicado é conquistar a mesma pessoa todos os dias”, finaliza.

    quarta-feira, 14 de setembro de 2011

    Você está realmente envolvido em sua relação afetiva?


    O casal precisa caminhar na mesma direção e com as mesmas vontades


    Para quem está de fora é mais fácil analisar o relacionamento de alguém próximo, seja irmão, amigo, colega de trabalho ou qualquer outra pessoa com quem se tenha afinidade. Porém, normalmente, a pessoa que está envolvida não consegue perceber evidências claras de que pode estar insistindo em uma história sem futuro.
    “Muitas vezes, na cabeça da pessoa, sempre há motivos para mais uma tentativa ou até mesmo justificativas plausíveis para as demonstrações de distância, pouco afeto e nenhuma intenção de um relacionamento mais duradouro”, comenta a psicóloga Raissa Pio de Carvalho.
    Segundo a profissional, quando a pessoa não quer se envolver, ela faz de tudo para não se mostrar muito presente na vida do outro. Não quer conhecer pessoas que tenham algum grau de parentesco com o parceiro ou manter amizade com a família, e sempre tem uma desculpa para eventos com muitas pessoas ao redor.
    “O maior risco de quem não quer perceber a falta de estrutura para um relacionamento é a certeza de uma frustração. Mas vale lembrar sempre que quem não está ao menos um pouco disponível não quer viver o compromisso com o parceiro”, assegura Raissa.
    Para construir um namoro, noivado e partir para o casamento é preciso, além de amar, respeitar, compreender, ajudar, saber escutar e falar, entender que nem sempre é preciso aceitar tudo, ser compreensivo e companheiro.
    “Pare e analise cada escolha. Siga o coração, porém, seja realista diante das situações. Há sempre alguém que nos quer bem, que queira nos amar verdadeiramente e por completo. Não é preciso forçar uma situação”, diz a psicóloga. 
    Um relacionamento nunca é como o outro
    “Tive a oportunidade de namorar um rapaz que, apesar de gostar de mim, não dava espaço para que eu entrasse na vida dele de verdade. Isso aconteceu porque ele sofreu no relacionamento anterior e achou que poderia acontecer o mesmo, e isso fez com que o vínculo fosse partido”, lamenta a estudante de fisioterapia Giuliana Novaes.
    Mas os relacionamentos são diferentes uns dos outros. O que o casal precisa é estar disposto a realizar coisas junto, conquistar objetivos, construir histórias boas de serem lembradas, e ambos precisam caminhar na mesma direção e com as mesmas vontades. Ninguém pode ser feliz por dois. Cada um tem a sua alegria. Assim, é possível construir um relacionamento baseado em momentos que valham à pena.

    segunda-feira, 23 de maio de 2011

    Síndrome do coração partido - Como superar uma decepção ou a perda de um amor?

    Como se reabilitar de uma decepção ou da perda de um amor


    Quem nunca teve a impressão de que o coração estava literalmente partido diante da perda de um amor ou de uma decepção amorosa? Saiba que não é só impressão. Segundo a medicina, o coração realmente sofre, e muito, quando acabamos um relacionamento ou perdemos um ente querido, por exemplo. Essa dor não é apenas uma metáfora, simbólica, é sentida e pode trazer riscos à saúde física. É a chamada Síndrome do coração partido. Mas o que exatamente significa isso e quais são os sintomas?
    “A Síndrome do coração partido, ou Takotsubo, foi descrita por pesquisadores japoneses no início da década de 90. É uma cardiopatia induzida pelo estresse, depois de emoções intensas, onde o coração apresenta movimento anormal da parede do ventrículo esquerdo (principal câmara cardíaca que ejeta sangue para todo o organismo), levando a sintomas semelhantes aos do infarto e com características transitórias. É temporária e reversível”, diz o cardiologista Hélio Castello, da Angiocardio, em São Paulo.
    Sintomas
     “São semelhantes ao infarto do miocárdio, com dor no peito, falta de ar e alterações do eletrocardiograma. Apenas 20% podem evoluir de forma grave e uma vez revertido o quadro, não há sequelas ao coração”, afirma Castello.
    Outras emoções negativas também corroboram para a evolução de doenças cardíacas. “O estresse emocional é um fator de risco para desencadear crises de doenças cardiovasculares, com pioras clínicas, pois pode levar ao aumento dos níveis de pressão arterial, a uma maior chance de desencadear arritmias e contrição dos vasos, levando a menor oxigenação dos órgãos. Dessa forma, o estresse deve ser controlado com medidas que propiciem melhores condições de saúde e um estilo de vida mais saudável”, salienta o médico.
    Vivenciando a dor
    Se do ponto de vista clínico a decepção faz mal ao coração, do ponto de vista psicológico também. Mas de que forma podemos nos curar de uma decepção amorosa?  Silmar Coelho, doutor em psicologia e liderança pela Universidade de Tulsa, nos Estados Unidos, aconselha a refletir sobre essa dor e entender que a experiência deve ser olhada pelo lado positivo. “É importante refletir sobre o fim de um relacionamento, não ver apenas o lado negativo, mas tirar lições dali que possam acrescentar. Também é importante conversar com alguém que possa dar conselhos plausíveis e continuar com o coração aberto para um novo relacionamento”, explica.
    Outro ponto que deve ser levado em consideração, segundo o psicólogo, é nunca começar um relacionamento se ainda não se livrou de mágoas e decepções do passado. “Nunca se deve iniciar uma nova relação com assuntos inacabados. Quem está magoado precisa se curar e perdoar antes de partir para um novo relacionamento”.  E para quem foi tão magoado e fechou-se para o amor ele aconselha: “Amar é sempre melhor do que não amar. Quem se fecha para a vida acaba doente em todos os sentidos.”
    Dando a volta por cima
    Mas será que dá pra sair de um relacionamento sem sofrer tanto? Como colocar em prática a frase sacudir a poeira e dar a volta por cima? “Em primeiro lugar, perdoando, não guardando rancor ou amargura, encarando o acontecido como algo normal, que a dor faz parte da vida. Mas não é preciso carregá-la para sempre, não se sentido culpado nem diminuindo a sua autoestima”, finaliza Coelho.
    “Achei que fosse morrer"
    Cris, 26 anos, profissional de Marketing que prefere não ter o seu sobrenome revelado, relata uma decepção que sofreu e como deu a volta por cima:
    “Estava tudo pronto para nos casarmos. Eu achava que ele era o homem da minha vida. Nos conhecíamos desde criança, foi meu namorado desde a adolescência. Ficamos 7 anos juntos. Pouco tempo antes do casamento, ele colocou um ponto final em nosso compromisso. Só pelo fato de terminar o noivado já foi um grande baque pra mim. E quando descobri então que ele tinha outra pessoa, que estava grávida dele, achei que fosse morrer.
    Sofri muito. Tive várias crises de choro. Cheguei a me achar a última pessoa da face da Terra. Fora os sentimentos que entravam em conflito: era uma saudade intensa, um amor que não tinha fim, uma decepção muito grande e uma dor terrível. Achava que meu coração não fosse aguentar.
    Demorou muito, mas depois de um tempo, melhorei. Me voltei para Deus, busquei a minha cura através da fé e hoje, 3 anos depois, estou conhecendo uma outra pessoa e, graças a Deus, estou livre do passado. Sozinha eu sei que não conseguiria me livrar dessa decepção. Foi com muito choro, mas, principalmente, com força de vontade e muita oração, que consegui me recuperar.

    segunda-feira, 9 de maio de 2011

    Segredos em um relacionamento


    O mundo já é assustador por si só. Se você sabe que alguém tem um segredo, imediatamente surge um muro de separação entre vocês dois. Como ele não pode confiar isso a você? Por que ela está te afastando daquilo? O que há por trás desse segredo?
    Novelas e filmes usam os segredos para causar intrigas, decepções e separação. Eles não deveriam te dizer algo sobre isso?
    Os segredos só são segredos porque você permitiu que eles fossem. Quando você se limpa (outra vez, se você se limpou, então é porque estava suja), você se aproxima e não se sente mais sobrecarregado com isso (mais uma vez, outra metáfora negativa descrevendo os segredos).
    Se você está pensando em se casar cedo, certifique-se de limpar-se do seu passado. Não leve para dentro do seu casamento nenhum segredo que se torna uma razão para seu parceiro, mais tarde, lhe jogar na face por não ter sido clara antes do casamento.
    Se você já é casada, ore por sabedoria. Muitos maridos podem não estar prontos para ouvir certos segredos do seu passado, e se você lhe contar sem sabedoria, isso pode se tornar uma razão para a separação. Você ainda precisa contar para ele, mas certifique-se de que seja no momento certo e da maneira certa. Eu não posso lhe dizer qual é, mas Deus pode.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...