Mostrando postagens com marcador Idade. Mostrar todas as postagens
    Mostrando postagens com marcador Idade. Mostrar todas as postagens

    quarta-feira, 19 de outubro de 2011

    Qual a idade certa para começar a se relacionar?


    Você deixaria sua filha menor de idade ir morar com o namorado? Faria isso tranquilamente? Pois bem, no final de julho, o caso de Flávia Anay de Lima, de 16 anos, que caiu do 15º andar do prédio onde morava com o namorado, o jogador de futebol Rafael Silva, de 20 anos, ganhou o noticiário. O relacionamento dos dois começou quando a adolescente tinha apenas 12 anos de idade, e eles foram morar juntos, com a permissão dos pais da garota, quando ela estava com 15. Inicialmente, a morte de Flávia foi registrada como suicídio, mas a hipótese de que ela tenha sido jogada do prédio por Rafael não está descartada. O casal teve uma briga violenta antes da morte da menina.
    “A cada dia nos deparamos com mais casos de meninas que começam a namorar ainda quando deveriam brincar com as amiguinhas. Se os pais têm que enfrentar uma situação assim tão cedo, é preciso que fiquem de olho e não aceitem muitas liberdades que o casal quer adquirir. Morar junto, por exemplo, é complicado até quando se tem muita experiência de vida”, alerta a psicóloga Andréia Medeiros Munhoz.
    Segundo a profissional, não existe uma idade certa para começar a namorar e manter um relacionamento firme. Porém, ainda com 16 ou 17 anos é muito cedo. Além disso, é preciso existir o discernimento dos pais para saber impor os limites necessários quando a criança ou adolescente ainda não tem a personalidade formada.
    Conselho aos pais
    De acordo com Andréia, por mais que os filhos já tenham uma mentalidade formada e até maturidade para namorar, os pais devem ficar de olho no comportamento dos dois, nos olhares entre eles, na família do outro. Quando algo não vai bem, os indícios mostram e não há como fechar os olhos para alguma situação perigosa.
    “Fique sempre próximo do seu filho, dê liberdade para que ele seja sincero e confie em seus conselhos. Ser rude demais ou ignorante só faz com que o jovem tenha medo das atitudes dos pais”, finaliza a psicóloga.
    Com informações do Arca Universal 

    sexta-feira, 18 de março de 2011

    Qual é a idade certa para começa a namorar?

    É um pouco complicado explicar namoro para um adolescente evangélico nos dias de hoje, mas espero que você tenham paciência para ler minha orientação, uma visão minha sobre tudo isso. Vou contar histórinha dos meus avós.

    Antigamente, digo, fora da igreja, as moças só namoravam com rapazes mais velhos, solteiros e que trabalhavam ou eram bem sustentado pelos pais ricos.

    Se você perguntar as pessoas de mais idade, principalmente os do interior do Brasil podem afirmar isso. E por quê? Era bonito e correto para um homem ou para família dele, que se casasse com uma menina de família, ou seja, uma menina prendada, que foi ensinada pelos pais que ela deveria ser uma boa esposa e cuidar bem dos seus filhos, que foi ensinada como cozinhar, passar, costurar e principalmente que fosse virgem. Se não fosse virgem, ela era chamada de desonrada, por que a honra de um pai de menina era a sua virgindade.

    Para isso os pais arranjavam os casamentos. O pai do moço, procurava uma moça bonita, prendada e virgem de família de nome ou digna e o mesmo fazia o pai da moça, procurava um rapaz digno de ter a filha dele também. Isso não era um modo de pensar mundano e sim, uma tradição católica de bons costumes (algo com que o catolicismo fez). O namoro era para o casamento e ficava feio uma jovem namorar, noivar e terminar o noivado, a família da noiva ficar manchada, queimada.

    Os anos foram se passando e mundo conquistando a tão sonhada liberdade… de pensamento e sexual.

    Mas e dentro da igreja? Como seria o namoro e casamento?

    Faz muitos anos que a cultura secular, ou cultura do mundo, vem entrando na igreja, seja pela juventude ou pelos líderes modernos, televisão, rádio e até algumas atitudes e visões, começaram a ser visto e revisto como algo bom ou aceitável.

    O correto para a juventude Cristã é que o namoro fosse de Deus, ou seja, por mais que se goste de alguém, o jovem deve pedir orientações a Deus, para que se confirmasse aquele namoro, além das orientações do pastor de sua igreja.

    Por que assim como nos tempos antigos, se uma jovem cristã, namora com mais de um rapaz, ela se queima, fica mal falada, mostra que ela não é mulher de Deus pra homem nenhum entende? O mesmo pode acontecer com um rapaz que namora com mais de uma jovem na igreja, mostra também que não quer compromisso nem com menina nenhuma e nem com Deus.

    Na igreja, como nos tempos de nossos avós, namoro é pra casamento. Não se namora pra ver se vai dar certo, ou “fica” com um hoje e não gosta e daqui há 3 meses “fica” com outro… pois o “ficar” é o mesmo que namoro sem compromisso e para o Cristão, o namoro é o compromisso de um para com o outro, além do compromisso com Deus e casamento.

    Um adolescente de 13, 14, 15 anos terá esse mesma sabedoria pra entender isso? Um adolescente de 15 anos já tem maturidade o suficiente para saber resolver os problemas de casal? E a casa para o casamento? E o custo de um casório? e a vida espiritual de casal? existem diversas coisas no aspecto cristão que deve ser observado antes de casar.

    Para o Cristão, o casamento tem que ser de Deus, abençoado por Ele. E nos dias de hoje, os pais não preparam seus filhos para o casamento, para cuidar da casa e nem dos filhos que ainda virão.

    Um adolescente, que vive com os pais, que ainda estudam, não tem idéia de “sustento” para sua vida, ainda mais sustento para uma casa. E ainda, no início da puberdade, dos desejos sexuais a flor da pele, sem orientação de Deus, a carne vai sempre falar mais alto que o Espírito e vão experimentar algo que era pra curtir após o casamento, ou seja, o ato sexual fora do seu tempo, que pode trazer malefícios, pois a adolescente ainda não está totalmente formada internamente; Com a grande possibilidade de gravidez, a má orientação dos colegas que ensinam a tomar remédios para evitar filhos sem a orientação dos pais, caraca… tem tanta coisa que pode acontecer quando um adolescente não quer deixar o tempo de Deus em sua vida que ficaria mais que extenso esse texto.

    É PROIBIDO O NAMORO PARA O ADOLESCENTE CRISTÃO, ENQUANTO NÃO CHEGAR A MAIORIDADE OU DISCERNIMENTO PARA A QUESTÃO. DEIXE A SUA OPINIÃO!
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...