sexta-feira, 3 de junho de 2011

    Amor x ciúme


    Esses sentimentos não devem ser confundido



    Engana-se aquele que pensa que o ciúme é uma prova de amor. O zelo, o carinho e o cuidado são o contrário desse sentimento. O ciúme exagerado só tende a desgastar uma relação. “As pessoas se enganam ao pensar que isso [ciúme] é amor, porque ninguém é tão distante do amor quanto o ciumento”, afirma Mara Push, psicóloga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

    Para a especialista, qualquer pessoa adulta pode ter o sentimento de ciúme ou de posse pelo outro; é normal do ser humano. Todos têm paixões, mas isso é controlado. “Todas as pessoas ciumentas têm um forte sentimento de posse em relação ao outro, a ponto de considerá-lo como um objeto seu.”

    Mara Push afirma que esse tipo de pessoa tem pensamentos como: “você me pertence”, “seu corpo é de uso exclusivo meu” ou “toda a sua atenção tem que ser só para mim”. Para ele, o outro é um objeto a ser possuído e manipulado, como uma criança faz com seu brinquedo preferido.

    “Mas como para todos os papeis existe um papel complementar, neste caso há um possessivo e o outro que se deixa manipular. Assim, o ciúme está relacionado ao sentimento de posse. A pessoa ciumenta, além de causar sofrimento, também sofre muito com seu ciúme, tem baixa autoestima, é uma pessoa insegura e dependente, deixa-se levar por sua imaginação, que está sempre voltada para o negativo (ela sempre imagina o pior)”, afirma a especialista.

    Para Vera Iaconelli, mestre em psicologia pela USP e coordenadora do Instituto Gerar de Psicologia Perinatal, o indivíduo precisa ir adquirindo, ao longo do seu desenvolvimento, uma estrutura psíquica que lhe permita lidar com estas emoções de forma cada vez mais madura.

    O ciúme em demasia é altamente perigoso e pode trazer graves consequências. “Quando um sujeito se suicida, por exemplo, porque não teve sua demanda amorosa correspondida, podemos supor graves dificuldades anteriores a esta relação, que serviu de estopim para a morte”, explica a especialista.

    A Igreja Universal do Reino de Deus realiza reuniões especiais voltadas para a área sentimental. Se você sofre com este problema, participe da Terapia do Amor. Os encontros acontecem aos sábados nós cenáculos de todo o Brasil, às 19h.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...