domingo, 31 de julho de 2011

    É você quem vai salvar seu filho?



    Como pai e conselheiro de pais, tenho observado as muitas maneiras em que temos impedido o progresso e maturidade dos nossos filhos. E uma delas é quando tentamos salvá-los cada vez que se metem em problemas.

    Um pai que eu estava aconselhando recentemente estava tendo um problema com a sua filha de 24 anos. Ela ainda vive com a mãe, recusa-se a procurar trabalho, não quer terminar os estudos – basicamente vive ás custas da mãe, que trabalha bastante e mal consegue pagar as contas de casa. Além de ainda viver com a mãe e não querer ajudar com as contas, quer que a mãe lhe dê dinheiro para cigarros, bebida, e quando sai com seus amigos.

    De vez em quando, sua filha se mete em problemas — ou porque precisa de dinheiro para alguma coisa e não o tem, ou porque pediu dinheiro emprestado de alguém e agora está sob pressão para pagar de volta. Seja qual for o caso, o que normalmente acontece é que ela corre para a mãe e diz: "Preciso de dinheiro para..." Daí sua mãe, entre choros e sermões, termina sempre por socorrê-la. Esse é o tipo de mãe e pai que eu chamo de “salvadores” de seus filhos. Eles pensam que se não livrar o filho dos problemas, algo terrível poderá lhe acontecer.

    Todo o pai têm um instinto de salvador. É muito natural querer que seu filho esteja bem e seguro. A diferença é que os bons pais aprendem a não livrar seus filhos de toda e qualquer enrascada em que eles se metem. Eles entendem que uma das lições de vida mais eficazes que podem dar a seus filhos é deixá-los fracassar e enfrentar as consequências de seus atos de vez em quando.

    Se você tem cometido este erro, desista de ser o salvador de seus filhos. O seu papel é ensiná-los o que é certo, e você mesmo viver o que você ensina (dar o exemplo). E o papel deles é segui-lo, para o próprio bem deles. 

    E se não o fazem, deixe que a vida lhes ensine a lição que eles não quiseram aprender de você.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...