Muitas vezes, eles se distanciam de um relacionamento sério porque têm expectativas diferentes
O terapeuta e escritor, Sergio Savian, ministra palestras e organiza jantares para as pessoas se conhecerem e fazerem amizades. Ele aponta uma diferença que distancia homens e mulheres de um relacionamento mais sério: O homem vive muito ainda da ilusão de que precisa de uma companheira bonita, e se contenta com menos do que a mulher, que por sua vez é mais exigente.
Ele fica sem saber como agir, fica engessado e receoso com as próprias atitudes, porque elas estão mais independentes e seguras, até por uma questão histórico-cultural. Antes, a sociedade era mais declaradamente machista.
Hoje, a ideologia dominante é feminista. Elas detêm o poder da comunicação nas mãos e, então, os homens ficam muito inseguros da própria masculinidade que ora foi muito apoiada no machismo.”
Para a secretária Sandra Silva, de 48 anos,e solteira por opção, há dois motivos para o aumento perceptível de solteiros. “Creio que o número de solteiros está sim aumentando; alguns em função de priorizarem sua carreira e vida profissional, outros pelo aumento de divórcios. Mas creio que os pontos de vista entre os homens e as mulheres em relação à solteirice não têm tantas divergências, pois a maioria das pessoas que conheço estão solteiros por não ter encontrado realmente alguém que preenchesse a sua expectativa tanto sentimental quanto física e religiosa”, diz.
A pessoa não deixará de conversar com os parentes, visitar os amigos e namorar, só porque decidiu viver sozinho, mas não arcará com um compromisso enquanto estiver satisfeito com as prioridades que escolheu para viver bem e solteiro. O terapeuta e escritor Sergio Savian, afirma que: “Hoje, século 21, os solteiros têm uma condição de vida muito boa.
Possuem várias atividades, saem com amigos, vão ao shopping e festas. É completamente possível estar solteiro e feliz. Muitos homens e mulheres preferem assim, pois a cobrança que um relacionamento pode trazer está em desuso.”
Por isso, a médica ginecologista geriátrica e sexóloga Ângela Carvalho aconselha que ser solteiro é uma ótima opção para novas oportunidades. Um novo e seguro olhar sobre a profissão, os colegas e a vida em geral, renova as energias e os objetivos. “Reconciliar amizades, resgatar os vínculos sociais é abrir caminho para novos acontecimentos”, diz a médica. Todo mundo gosta de ter alguém para dividir as alegrias, tristezas, responsabilidades, e para fazer companhia. Sem pressa, quando a hora certa chegar.
0 comentários:
Postar um comentário