segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

    Nova minissérie da “Record”: Rei Davi


    No próximo dia 24, terá início, na “Record”, a minissérie que vai retratar a história de um dos maiores guerreiros de Israel, Davi, interpretado por Leonardo Brício. A superprodução promete trazer muito romance e aventura para a tevê. Filmada no Brasil e no Canadá, a atração retrata a vida de Davi, desde a sua juventude, quando pastoreava ovelhas, até a velhice. A minissérie vai mostrar ainda os conflitos vivenciados durante o reinado, as batalhas enfrentadas pelo rei que foi considerado um “homem segundo o coração de Deus”, além da paixão desenfreada por Bate-Seba (Renata Dominguez).

    Para a autora, Vivian de Oliveira, o maior desafio em contar uma história tão complexa está em escolher qual parte da história não será contada, por conta dos inúmeros acontecimentos na vida do personagem. “A história de Davi é tão extensa e intrigante que a minha vontade era relatar tudo o que estava na Bíblia, mas isso seria inviável. São muitas guerras, muitas esposas, muitas décadas de história”, argumenta.

    Segundo Vivian, o impulso para usar a criatividade na minissérie está no desafio de escrever a história que se passou em uma época com costumes e tradições totalmente diferentes dos atuais. “As intrigas, os amores proibidos, as conspirações, a ambição, a luta pelo poder, a fé de um povo, o preconceito, a podridão humana, a redenção, o perdão, enfim, tudo isso está muito latente na história bíblica de Davi. É uma história apaixonante, trágica, cheia de conflitos e reviravoltas”, antecipa a autora.

    Interpretando a personagem de Bate-Seba, Renata Dominguez revela que uma das cenas da minissérie foi a mais difícil de toda a sua carreira. “Em um determinado momento da trama, meu primeiro filho morre nos meus braços ainda bebê; foi uma atuação com uma carga dramática muito grande”, afirma.

    Leonardo Brício explica que o fator mais complicado da minissérie está no fato de ser uma história bem longa e com muitos momentos importantes na trajetória de Davi. “A ideia inicial era ter vários atores para interpretar o personagem em cada fase, mas ficou decidido que a primeira fase dele ainda jovem seria feita pelo Leandro Léo, e dali por diante era comigo. É um grande trabalho, com vários itens a serem destacados, como direção, arte, figurino, iluminação, fotografia etc. ”, ressalta.

    Dirigida por Edson Spinello, a minissérie teve as gravações realizadas em Diamantina, Minas Gerais; na cidade cenográfica, no Rio de Janeiro; e no Canadá, onde, de acordo com Spinello, foi possível misturar um pouco do jeito “criativo” do brasileiro de saber se adaptar às adversidades com a natureza extremamente organizada do canadense. “Lá gravamos em Cache Creek, Kamloops e Ashcroft. Eles trabalham dentro de uma cartilha de planejamento prévio. Conseguimos mesclar essa forma rígida com a nossa desenvoltura”, analisa.

    Com relação à escolha do elenco, o diretor afirma que pensou bastante em cada escolha. “Vejo características do próprio ator que tem a ver com o personagem fisicamente”, diz.

    Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia da “Record”, destaca que o resultado da minissérie representa o esforço conjunto de centenas de pessoas no processo de caracterização, figurino, cenário e pesquisa. “Agradeço à Vivian por ter aceitado o desafio de concentrar em 29 capítulos uma história tão complexa; ao Spinello, pelo esmero, cuidado, seleção e coordenação da minissérie; à toda a equipe envolvida; aos atores; e à ‘Record’, pela ousadia de disponibilizar recursos para essa superprodução”, ressalta.

    A minissérie vai ao ar a partir do dia 24, às terças e quintas-feiras, às 23 horas.


    Personagens principais

    DAVI – Leonardo Bricio / Leandro Leo

    “Um homem segundo o coração de Deus.” Filho de Jessé e Edna, caçula de sete irmãos, pastor de ovelhas. Davi é escolhido por Deus para ser o rei de Israel, atraindo a fúria e a inveja do rei Saul. Torna-se um guerreiro forte, valente e destemido. Também é um artista. Toca harpa e canta lindamente, além de compor salmos de adoração a Deus. É generoso, sensível, humilde, homem de uma fé inabalável. Vai se transformar em um rei sábio, justo, poderoso, adorado pelo seu povo. Mas uma paixão proibida irá marcar sua vida para sempre, de forma trágica.

    SAUL – Gracindo Jr.

    É casado com Ainoã e é pai de Jonatas, Esbaal, Mical e Merabe. Saul começa a história já com 30 anos de reinado, próximo dos 50 de idade. Conduz os homens israelitas com brilhantismo. Guerreiro corajoso, lidera seus soldados com mão firme. Com o passar do tempo, torna-se um homem arrogante e autossuficiente, mas no íntimo é fraco e vulnerável. Começa a desobedecer às ordens de Deus e a falhar gravemente. Depois que Deus o rejeita como rei, passa a ser atormentado por um espírito maligno. Somente a música de Davi lhe traz paz. Ama Davi como filho, mas se transforma em seu maior inimigo ao descobrir que ele é o novo ungido de Deus.

    BATE-SEBA – Renata Dominguez

    O grande amor de Davi. Vive com ele uma paixão proibida e arrebatadora. Belíssima, encantadora e misteriosa, Bate-Seba é casada com Urias, soldado de Davi, quando começa a ser cortejada pelo rei. Resiste a princípio, mas acaba cedendo e comete adultério, que terá consequências devastadoras. Os dois se apaixonam perdidamente. Depois da morte de seu marido, casa-se com Davi. Vai sofrer com a morte do primeiro filho do casal, mas é abençoada com o nascimento de Salomão, que será o futuro rei de Israel. Filha de Laís e Eliã e neta de Aitofel. É serena, paciente, sábia, mas tem uma personalidade forte. Vai ser muito odiada pelas outras esposas de Davi.

    MICAL – Maria Ribeiro

    Filha de Saul e primeira esposa de Davi, Mical é muito bonita. É obcecada por ele. Falsa, dissimulada e manipuladora. Tem inveja da irmã Merabe e sente prazer em causar intrigas. Ajuda Davi a fugir da ira do pai e aguarda o dia em que ele virá buscá-la. Como isso não acontece, sente-se abandonada por Davi. É obrigada por Saul a se casar com Paltiel, um homem a quem despreza. Tempos depois, Davi manda tirá-la do marido para morar com ele, mas Mical se revolta porque sabe que Davi só a quer por causa de interesses políticos. Vai ser o tormento de Bate-Seba. É idólatra, adora deuses pagãos, o que provoca a fúria de Davi. Não se conforma por não poder gerar filhos.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...