domingo, 1 de agosto de 2010

    Como ser Bem-sucedido-Parte 1

    Lidere você mesmo sua empresa!

    Encontrar pessoas com cargo de chefia ou diretoria que sabem esbravejar e dar ordens aos subordinados não é nada difícil, principalmente nas empresas onde predomina a lei do: cada um por si e Deus por todos.

    A maioria dos chefes aprendeu a mandar, mas liderar uma equipe não se resume a dar ordens, é uma questão bem mais profunda do que se pode imaginar e está muito mais relacionada ao exemplo pessoal que às cobranças.

    Ser líder é esta à frente da equipe, motivando, ensinando, mostrando o caminho a ser seguido e não apenas delegando funções e deixando os subordinados se virarem sozinhos. Todo líder deve dizer aos funcionários o que pensa, o que quer e onde deseja chegar, a fim de conduzi-los sempre unidos na mesma direção.

    Como age um líder?

    • O líder não pensa em si próprio; ele pensa na empresa e na equipe.

    • O líder tem visão de futuro, é perspicaz e sabe onde quer chegar.

    • O líder não se intimida diante de um desafio, ele sabe que pode vence-lo.

    • O líder é sempre organizado e não trabalha desnecessariamente.

    • O líder é progressista; está sempre buscando inovações.

    • O não espera por ninguém, esta sempre indo à frente.

    • O líder sabe unir, orientar e comandar.

    • O líder não cobra sem ter ensinado.

    • O líder é equilibrado, não se exalta por questões banais.

    • O líder não forma grupos isolados; ele motiva toda a equipe.

    Para ser líder, imprescindível que os velhos e antiquados hábitos sejam banidos. Nada de atitudes grosseiras e desagregadoras que só contribuem para a divisão. Pense no líder como uma pessoa que está no alto da montanha verificando o caminho a seguir para depois orientar a tropa. O líder não fica trancado no escritório gerenciando problemas, pelo contrário, ele sempre está buscando novos caminhos para progredir com sua empresa.

    Porém tome cuidado para não confundir as coisas. Você não pode ficar em cima da montanha o tempo todo e deixar o gerenciamento de sua empresa nas mãos dos funcionários não são nada disso! O líder também tem que ser gerente. Ele é o que mais tem obrigações. Além de cuidar dos problemas gerenciais deve estar pronto a subir a montanha quando necessário. Não pense em facilidades, liderar é uma tarefa extremamente pesada.

    Dar ordens é uma tarefa que qualquer um pode desempenhar, mas liderar uma equipe e mantê-la coesa e direcionada a um objetivo é um atributo para poucos. Conheço uma grande quantidade de chefes, mas, infelizmente, não vejo em todos o perfil de um líder. Dentre eles, existem bons administradores, porém,
    deixam a desejar quanto ao desenvolvimento da equipe.

    Tenho visto muitos se apoiarem no título de “empresário”. Ledo engano, pois de que adianta um rótulo bonito se o caixa estiver vazio?

    O líder nunca se apóia em titulo inúteis, aliás, nem se preocupa com eles. Para o mais importante é atingir seus objetivos, realizar seus sonhos. Por isso jamais mede esforços para conquistar o que deseja e, se preciso for, está sempre disposto a um sacrifício extra. Ele quer sempre fazer mais e melhor. Isso está no seu sangue!

    Assuma uma postura de liderança em sua empresa, não abdique dessa responsabilidade. Ninguém melhor que você para conduzir sua equipe ao objetivo esperado.

    Para exemplificar a eficácia da liderança exercida pelo próprio empresário, usarei comparação bem simples. Um trem e seus vagões. A locomotiva, isto é, a máquina propulsora de força e velocidade é o líder, os vagões são funcionários. É a locomotiva que puxa os vagões e, de acordo com a velocidade que imprimir, os vagões irão acompanhar. Daí uma das principais razões pela qual afirmo que não existe outra pessoa melhor para liderar sua empresa, a não ser você mesmo.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...