Nas lendas dos Sufis contam que Pedro, o Apóstolo, recebera de um amigo um manto vermelho feito por um tecelão do Antigo Oriente. O manto era bonito e Pedro gostava muito dele. Certa manhã, enquanto acompanhava Jesus nos compromissos do dia, o Mestre indagou-lhe:
- Pedro, meu amigo, o que tentas ocultar? Vejo em seus olhos uma tristeza. Que sombras turvam o vosso coração?
- Mestre, meu Senhor. Roubaram o meu manto !
- E o que pensas fazer?
- Procurarei o culpado e ele receberá severa sanção.
- Ouve, Pedro, meu querido: "EM PRIMEIRO LUGAR, PROCURA A TUA PRÓPRIA LUZ, PARA DEPOIS TE TORNARES JUIZ".
. . . .
Nesta bela lição vemos que quem não supera alguma perda, material ou afetiva, e se entrega cegamente ao sofrimento pode turvar o próprio coração. A razão disto é o apego: "CONSIDERAR PERMANENTE O QUE POR NATUREZA É TRANSITÓRIO", e assim vem a dor.. Infelizmente, há quem transforme essa dor em revolta, atraindo para si todas as sombras da negatividade, julgando as pessoas severamente, assumindo uma postura descrente e indo até contra Deus.
Mas a receita de Jesus é perfeita: "NESSES MOMENTOS É QUE DEVEMOS PROCURAR A LUZ, E NESSA LUZ ENCONTRAR O REFÚGIO IDEAL PARA AQUIETAR O CORAÇÃO." Sem luz nada é possível, a não ser estacionarmos no mesmo lugar. Com luz saberemos o que fazer e em que direção orientar os nossos passos. Aquele que avança contra seu próximo movido pela revolta desfigura espiritualmente a si próprio e afunda os pés no pântano da dor. É preciso refletir.. O equilíbrio e a verdadeira paz são conquistas do trabalho interior e não virtudes.
Aquele que busca, encontra, mas é preciso buscar porque todos temos dentro de nós uma luz. E é preciso mantê-la acessa para iluminar a nossa existência. "COM LUZ HÁ PAZ NO CORAÇÃO.. COM LUZ EXISTE AMOR.. COM LUZ PODEMOS VIVER EM HARMONIA.. COM LUZ A VIDA É MAIS BELA.."..
0 comentários:
Postar um comentário